dr.Caio Lage
-
PSICÓLOGO CLÍNICO
-
TERAPIA TCC
CURRÍCULO
TRAJETÓRIA
2021
Terapia Cognitivo Comportamental pelo CCE, PUC-Rio
2020
Mestrado em Avaliação do Funcionamento Individual em Psicologia Clínica e da Saúde pela Università degli Studi di Perugia (Itália)
Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio
2018
Graduado em Psicologia pela PUC-Rio.
2017
“Mental Health and the Mind” pela University College London, UCL. Carga horária: 150h. Curso Internacional.
“Psychology in Action” pela University College London, UCL.
Carga horária: 150h. Curso Internacional.
2013
Psicologia pela PUC-Rio
“Nietzsche e o Pensamento Trágico” pelo CCE, PUC-Rio. Carga horária: 30h
"Schopenhauer e a Metafísica da Vontade” pelo CCE, PUC-Rio.
Carga horária: 30h*
2012
Filosofia pela PUC-Rio, até 2013.2
ESPECIALIDADES
Ansiedade
A ansiedade está associada à iminência de um perigo, mas cuja a ameaça é irreconhecível ou, quando reconhecível, desporporcional ao sentimento que ela evoca. Alm disso, ela geralmente é acompanhada do medo e de outras emoções desagradáveis.
Depressão
A depressão é marcada por um sentimento de vazio, de falta de perspectiva do futuro, de falta de interesse nas atividades cotidianas, e está muitas vezes associada à comportamentos antissociais ou autodestrutivos.
Relacionamentos
Relacionamentos são essenciais na nossa vida. A pessoa que tem dificuldade de se relacionar com as outras (família, amigos, trabalho, cônjuge) pode se sentir deslocada, angustiada e nervosa, e assim pode acabar se afastando do convívio social.
Luto
Perder uma pessoa querida é extremamente difícil para a maioria das pessoas. Os sentimentos de injustiça, raiva, culpa, e desespero são muito comuns nessa ocasião, podendo levar a problemas como insônia, falta de apetite, medo de se envolver com outras pessoas, entre outros.
Baixa Autoestima
A forma como nos vemos e é crucial para uma boa saúde mental. A autoestima influencia nossas decisões, nossas relações, e nossas emoções. Pessoas com baixa autoestima são menos confiantes e tendem a se ver como pior que outras pessoas e são mais críticas consigo mesmas.
ATUAÇÃO
Minha prática de atendimento se inclina na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que busca mudar crenças e comportamentos disfuncionais a fim de desenvolver melhores respostas às situações do cotidiano.
A TCC é a terapia que tem mais apoio em evidências científicas, apresentando excelentes resultados para diversos casos, como os de ansiedade, depressão, fobias, e autoestima.
O que mais prezo no meu trabalho é o acolhimento e o vínculo relacional com o paciente. A criação de um ambiente seguro, de confiança e sem julgamentos são essenciais.
Por causa da minha formação no contexto científico, tento guiar a prática clínica, sempre que possível, com estudos e evidências científicas, mas sem perder de vista o âmbito subjetivo do paciente.
Além disso, sou apaixonado por filosofia. Eu acredito que os questionamentos filosóficos são crucias para um maior entendimento pessoal e, por isso, estão sempre presentes nas sessões.
PUBLICAÇÕES
-
Consumerism. Lage, C., Aquino, S., & Lins, S. (in press). In R. Gurung (Ed.), Routledge encyclopedia of psychology in the real world. Abingdon, UK: Routledge.